quinta-feira, 24 de abril de 2008

O pé sujo da semana


Estamos inaugurando a seção "O Pé Sujo da Semana".
O pessoal do blog esteve lá, viu, bebeu, comeu e aprovou.

....as meninas de São Paulo_2


Georgia e Liane, depois de quase uma caixa. Choveu no feriado, choveu cerveja.

....as meninas de São Paulo


Carmola, Gabi, Georgia e Liane (nossas correspondentes de sampa, que vieram beber o feriadão aqui no Rio).

Paty: diga 33




Integrante e pioneira fervorosa do nosso blog, Paty Gusmão, recebeu, em grande estilo, os amigos para a comemoração dos seus 33 anos. Enquanto não chovia, Paty recebeu a todos, para uma cerveja de garrafa bem gelada, no coreto da Praça São Salvador. Depois, com chuva, suor e cerveja, todos foram para o Adega na Praça.

Presentes também ao aniversário da Paty, Serginho, Washington Luiz, René Ruschel (nosso correspondente em Curitiba), o nosso sempre sorridente editor, Américo Vermelho, e a bela Gaby ao lado do sempre vigilante namorado Waguinho (correspondentes no Distrito Federal).

Bar Valadares - São Paulo


O chefe da sucursal do blog de Brasilia, Chico Almeida, esteve em São Paulo semana passada e, como bom profissional que é, fez uma de suas costumeiras incursões pela boemia de SP.
Veja o que descobriu....O Bar Valadares, onde bebe-se uma das cervejas mais geladas da cidade.
Na foto, o garçon Willian, o mais antigo da Lapa..

Amsterdã


Quem gosta de pé sujo, gosta em qualquer lugar do planeta.
Os sambistas Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz (este já assíduo do blog) e Pratinha num pé sujo de Amsterdã, Holanda.
Tá certo que faltam algumas garrafas na mesa....mas ninguém é perfeito!!!!
Os músicos estiveram naquele país por ocasião da viagem do presidente Lula.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia Mundial da Cerveja


Sexta-feira, é líquido e certo: a turma se reúne prá celebrar a vida!
Os amigos acima (da esquerda para a direita) Serginho, "seu" Galante - nosso correspondente senior em Campinas - Washington, Claudio Lovato, Americo, Luciana, Luis Felipe - nosso já empossado correspondente em Paris; Renê Ruschel - correspondente em Curitiba - e Wagner Pinheiro (que um dia ainda se renderá à Adega da Praça).

Veja no vídeo abaixo o momento solene da posse de Luis Felipe como correspondente em Paris, onde ele discorre sobre os inúmeros afazeres do cargo:

video

terça-feira, 15 de abril de 2008

....até a pé nós iremos....onde a cerveja de garrafa estiver!!


Os gremistas Luis Felipe Kessler e Claudio Lovato, relembraram os bons momentos do Grêmio, disfarçando a emoção ao sorverem alguns copos de cerveja num boteco do Leblon.
Sim, meus amigos, no Leblon também tem cerveja de garrafa!!

Encontro dos correspondentes


Passando férias no Rio de Janeiro, o executivo gaúcho radicado em Paris, Luis Felipe Kessler, ao lado do grande percussionista Laudir de Oliveira.
Na ocasião Laudir, correspondente do blog em Ramos, Zona da Leopoldina, informou que Felipe seria nosso correspondente em Paris.

domingo, 6 de abril de 2008

Moacyr 50 anos Luz


Sábado, dia da graça de 05 de abril foi comemorado o cinqüentenário do grande poeta e compositor Moacyr Luz. O blog esteve no Beco do Rato, na Glória, para prestigiar este nosso grande inspirador da vida boêmia que se traduz em samba, cachaça, cerveja de garrafa e muita amizade. Não necessariamente nesta ordem. Sobre o cinqüentenário do Moa, a espera do centenário, o Washington Luiz ousou o versinhos abaixo.

Salve grande Moacyr Luz
Salve seu cinquentenário
Sua alma nos seduz
Você no Rio é do cenário

Salve grande Moacyr Luz
Leva harmonia lá e aqui
Até em sampa sua força nos conduz
Na Anapurus com a Moaci

Salve grande Moacyr Luz
Multiplica e reluz amizade
Seu semblante em paz se traduz
No branco que veste, o branco da liberdade

Salve rei dos botecos
Moacyr feliz aniversário
Rei no violão, rei no reco-reco
Felicidade, feliz cinqüentenário

Salve grande Moacyr
Com a vida que a todos seduz
Fique sempre por aqui
Viva sempre, viva a anos luz

Ruy Castro


Na foto acima, os escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas, prestigiando os 50 anos de Moacyr.

Paulo Lima, parceiro de Guilherme Vergueiro


Acima, Paulo Lima e Washington fazem merchandising de graça no Beco das Garrafas, digo, do Rato.

....ainda no Beco do Rato....


Didu Nogueira, cantor, produtor e sobrinho do imortal João Nogueira, Washington, Marcio (o feliz proprietário do bar Boca do Rato), Moacyr e Marluce.

Luiz Carlos da Vila


O grande sambista Luiz Carlos da Vila (2º da esquerda para a direita), ao lado dos paulistas Beni e Ediane, Washington, Tereza e Serginho, sócios do blog e defensores da cerveja de garrafa. Todos prestigiando os 50 anos de Moacyr Luz....

Parabéns a você!


Moacyr Luz, igual pinto no lixo, recebe os parabéns dos amigos que lotaram o Beco do Rato.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Brasília, DF, na luta!


Chico Almeida, à direita da foto, chefe da sucursal do blog em Brasília, esteve ontem no Rio e, como ninguém é de ferro, passou na Adega da Praça prá uma gelada junto com José Carlos Asbeg (centro) e Washington Araújo.
Prá provar que é o nosso homem no centro do poder central, escreveu o recado abaixo:

Esta luta não é só carioca.
Na Capital Federal, que tem esquina sim senhor, a moda é boutique de chopp como no Rio.

A caneca anda custando cerca de R$
4 a R$ 5 reais.
Quem pode pagar isso numa noitada, que aqui com a Lei Seca, acaba por volta da uma da madruga.

Convoco todos os cervejeiros de Brasília a levantar essa bandeira e lutar pela boa vida nos botequins.
Salve o Amigão, o Cavalcante, o Luiz, o Cata Vento, o Piaui, o Terapia, o Bar do Botafogo (Só Drinks) e tantos outros pé sujos sobreviventes.

Chico Almeida

Fazendo o dever de casa


Voces pensam que a vida de blogueiro de boteco é só viver num deles???...Não, meus amigos!!!
Temos as nossas horas de labuta. Tá certo que são horas regadas à cerveja, como não poderia deixar de ser.
Na foto acima, Washinton e eu dando os retoques finais no blog neste final de semana, enquanto todo mundo estava na praia.

O som das trombetas



José Carlos Asbeg - nosso correspondente em Ipanema - é o homem que entende tudo da Copa de 58 (a primeira que o Brasil ganhou) e que acabou de fazer um filme sobre ela , escreveu o comovente texto abaixo em defesa dos pés-sujos.
Na foto acima, repete o gesto de Bellini, capitão do escrete canarinho, gesto este que virou estátua em frente ao Maracanã, no Rio.
Confira o recado:

Quando formos finalmente vencidos pela avassaladora cultura americanalhada, com a cumplicidade dos intelectuais que adoram o povo de longe, na televisão, os botequins serão nosso último reduto, nossa última barricada, nossa definitiva resistência cultural, o que a casbar argelina foi para a vitória sobre os franceses ocupantes.

Lá falaremos botequinês, um dialeto incompreensível para os colonizadores; lá riremos às gargalhadas, algo incompreensível para a racionalidade euro-estadunidense; lá contaremos piadas de nós mesmos e chamaremos udilégui (perna de pau) aquele centroavante que cansa de perder gols na cara do goleiro; lá seremos felizes, sim, felizes, outro algo também incompreensível para os mesmos dominadores.

Os botequins serão a ponta de lança de nossa recuperação nacional. De nossa embriaguez eterna, porque felizes, avançaremos como um exército brancaleone, fênixes que somos, improvisaremos uma marchinha, reacenderemos as chamas com cevada caseira, esmagaremos com nossa estrondosa felicidade mestiça os usurpadores de nossas cervejas em garrafas e ressurgiremos como o novo paradigma mundial.

Comeremos tremoços, amendoim com casca, sardinha com farinha frita no óleo, moelas com pão esquentado na chapa, linguiça acebolada com caldinho de feijão coberto de torresmo e cebolinha. ah! o primeiro botequim a gente nunca esquece. O meu foi o do seu Oliveira - hoje se chama Garota de Ipanema. mas esta já é outra história.

José Carlos Asbeg -
Cineasta e jornalista (ou vice-versa)


Mandamento Nº 1


Nilton Serva, assíduo frequentador da Adega da Praça e um dos amigos do blog, segura a placa que mandou pendurar na parede do bar, ao lado do seu lugar preferido, onde está escrita a regra número 1 (e única) que todo mundo que vai a um boteco gosta de ver respeitada:

É PROIBIDO ENCHER O SACO DE QUEM TÁ BEBENDO!

Simples e clara!