segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Botequim de bêbado tem dono e livro


O nosso grande repórter dos "pés sujos" do Rio de Janeiro, Moacyr Luz lançou no último sábado o livro "Botequim de bêbado tem dono", na Livraria Folha Seca dos grandes amigos Rodrigo e Dani (Salve Bruno, seja bem voltado!!!!). A ilustração é do merecidamente festejado Chico Caruso. Festa e pênalti não se deve perder, já dizia um amigo.


Mesmo num sábado de chuva, destes que dá uma vontade danada de ficar em casa, lá vamos nós para o lado mais gostoso da Ouvidor. Havia a promessa de um roda de samba comandada pelo autor do livro, mas a chuva não deixou. Aliás, o Moacyr Luz, entre a visita de um bar e outro, consegue ser um dos melhores sambistas brasileiros. E também se mostra um ótimo cronista das coisas dos "pés sujos".


Autor do já best-seller "Manual de Sobrevivência nos Butiquins mais vagabundos", Moacyr lavrou o novo sucesso de livrarias fazendo uma via nada sacra por vários botequins da cidade maravilhosa. Em cada bar uma história para contar. Em cada dose, um pastelzinho, um naco de carne seca para degustar. Não sabemos como o homem tem memória para guardar tantas histórias depois das entornadas de chope, cerveja, cachaça, batida de maracujá e uisque.


O blog, só acrescentando a cerveja de garrafa gelada, assina embaixo a definição de nosso guru dos balcões: "Ainda afirmo que o mundo sem bar e batida de maracujá já virou Atlântida. Sumiu. Azulejos brancos e azuis, um balcão carcomido, português de avental engordurado, a batida com a semente no fundo do copo. Está feito um bar".


Adonis, Otto, Getúlio, Luiz, Lord, Ziza, Alfredo, Manolo, Vieira, Chico, Juca, Fausto, Celso, Serafim, Marcio,Costa, Carlinhos, Baiano... Não, não é um time com banco reservas e tudo e sim nomes de bares, nomes de donos de botecos, frequentadores e gaçons, agora imortalizados pelas letras cheias de Luz de Moacyr.


Salve Moacyr, que São Jorge conserve seu fígado em perfeitas condições para que você continue fazendo sambas maravilhosos e escrevendo sobre o que tem de melhor nesta vida, o boteco.

Nenhum comentário: