terça-feira, 21 de julho de 2009

Bar do Ciço


Apresento o BAR DO CIÇO, aqui na capital do Estado do Ceará. Falo capital do Estado do Ceará porque meu time é o Ceará e o opositor tem o nome da capital do estado do Ceará.

Eu não sei como vocês apelidam uma pessoa ciça aí no Rio, mas aqui no Ceará, ciço é aquele cidadão que gosta de perturbar em um bar. É aquele cidadão que questiona tudo na hora de pagar a conta, numa discussão sobre futebol, política, etc.

Pois aqui na capital do Estado do Ceará temos o famoso BAR DO CIÇO, que anualmente elege o seu presidente e vice-presidente com mandato de um ano. Na foto oficial, que fica no bar, o presidente veste-se para a foto com o traje que marque uma grande característica dele.

O ciço do ano passado foi o Sadam (não precisa dizer porque) e este ano o presidente está vestido de piloto de formula um, que é o esporte preferido dele.

Eu não sei dizer realmente quantos anos de existência ele tem, mas pela foto que estou enviando com a galeria dos ex-presidentes, já faz um bom tempo que temos o BAR DO ÇIÇO.

O bar é freqüentado por toda a sociedade cearense e corre o risco de extinção, pois é alugado de uma senhora que já tem uma idade avançada.

As datas festivas são bastantes comemoradas no Bar do CIÇO: o são João e o pré carnaval são animadíssimos. Mas a festa mais tradicional, como não poderia deixar de ser , é a eleição do ciço do ano!

Quem freqüenta o bar o ano inteiro elege os candidatos (mesmo aqueles que não querem concorrer). O voto é colocado numa urna. Feita a apuração, o ciço do ano recebe um troféu e é homenageado por todos nos próximos 365 dias.

O bar do ciço tem um relógio de ponto onde os freqüentadores mais assíduos batem cartão.

É difícil encontrar alguém com menos de 45 anos de idade embora não seja proibido.

Os tira-gostos são os tradicionais mão-de-vaca, panelada, buchada, sarapatel, moela.

Bebidas? Têm todas, sendo a cerveja geladíssima.

Um abraço,

Carta, com foto, do nosso correspondente na capital do Estado do Ceará, o Tarcisio, que é homem de muita fé.

Nenhum comentário: